
Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
- Os alvos são pessoas ou grupos que são prejudicados ou que sofrem as conseqüências dos comportamentos de outros e que não dispõem de recursos, status ou habilidade para reagir ou fazer cessar os atos danosos contra si. São, geralmente, pouco sociáveis.Um forte sentimento de insegurança os impede de solicitar ajuda. São pessoas sem esperança quanto às possibilidades de se adequarem ao grupo.A baixa auto-estima é agravada por intervenções críticas ou pela indiferença dos adultos sobre seu sofrimento. Alguns crêem ser merecedores do que lhes é imposto.Têm poucos amigos, são passivos, quietos e não reagem efetivamente aos atos de agressividade sofridos.
Aqueles  que praticam Bullying contra seus colega poderão levar para a vida  adulta o mesmo comportamento anti-social, adotando atitudes agressivas  no seio familiar (violência doméstica) ou no ambiente de trabalho.
Estudos  realizados em diversos países já sinalizam para a possibilidade de que  autores de Bullying na época da escola venham a se envolver, mais tarde,  em atos de delinqüência ou criminosos.   ( como foi o caso da chaçina na escola do Rio)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário